Você já reparou que toda vez que você cria ou salva um aquivo do AutoCAD é gerado um arquivo similar com extensão .bak? Saiba que se trata de um arquivo de backup que o software cria para casos de imprevistos.
Eu nunca dei atenção para esses arquivos e confesso que já deletei vários deles. Mas imprevistos acontecem quando a gente menos espera, como no final de um semestre cheio de provas e trabalhos. E nessas horas você acaba descobrindo coisas que podem salvar sua pele.
Recentemente aconteceu comigo uma coisa muito curiosa no AutoCAD. Fui editar um bloco no programa e quando fechei a janela de edição do bloco (Block Editor) todo o meu projeto havia desaparecido!!! Fiquei sem entender o que havia acontecido... e o pior de tudo: acabei descobrindo que todas as alterações havia sido salvas sozinhas. Em outras palavras, meu projeto foi deletado e salvo em seguida, do nada.
Pesquisando na internet, em busca de um feitiço milagroso que pudesse restaurar meu projeto, acabei descobrindo o tal do arquivo .bak. A coisa mais simples do mundo, que resolveu minha vida em questão de segundos.
Como meu arquivo com extensão .bak estava intacto, com a alteração anterior àquela do projeto que tinha sido apagado, simplesmente mudei o nome da extensão para dwg. Apareceu uma mensagem, como no print abaixo, perguntando se eu tinha certeza da alteração.
Página consultada: http://adcadblog.blogspot.com.br/2013/09/arquivos-bak.html