Popularização da
CT&I e melhoria do ensino de ciências
(CT&I para o desenvolvimento
social)
A
popularização da CT&I e as ações que visam à apropriação social do
conhecimento são relevantes na formação permanente para a cidadania e no
aumento da qualificação científico-tecnológica da sociedade. Os espaços
científico-culturais – museus, centros de ciência e tecnologia, planetários,
observatórios, jardins botânicos, zoológicos – constituem-se em locais de
aprendizagem não formais, mas essas iniciativas ainda estão longe de conduzir à
popularização em C&T e à sua apropriação social em níveis adequados.
No
que se refere à melhoria do ensino de ciências, a baixa escolaridade da
população constitui importante obstáculo ao desenvolvimento científico e
tecnológico no País. É uma necessidade premente a valorização do professor de
educação básica e a incorporação, na escola e nos programas de formação de
professores, de uma educação em ciências, baseada na investigação. É importante
que na escola a criança aprenda a ler, a contar, a experimentar.
Objetivo: promover a melhoria da educação científica, a popularização da C&T e a apropriação social do conhecimento.
Contempla os seguintes temas e assuntos:
Objetivo: promover a melhoria da educação científica, a popularização da C&T e a apropriação social do conhecimento.
Contempla os seguintes temas e assuntos:
1)
Apropriação social do conhecimento;
2)
Ensino de ciências;
3)
Educação científica.
A
ele ainda, estão afetos os seguintes programas:
1)
Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas - OBMEP;
2)
Eventos de popularização de CT&I;
3)
Feiras e olimpíadas de ciências;
4)
Museus científicos interativos;
5)
Semana Nacional de C&T - SNCT.
Fonte: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário