Elegante, moderno e despojado: estas são apenas algumas das muitas qualidades que podem ser dadas ao concreto aparente. Seu uso foi bastante comum nas décadas de 60 e 70 em obras modernistas e brutalistas, como as do arquiteto Oscar Niemeyer e Vilanova Artigas. Hoje as construções com concreto aparente contam com a ajuda cada vez maior da tecnologia, uma vez que o aspecto estético deste tipo especial de concreto depende de um perfeito controle dos insumos e de processos bem executados de moldagem e acabamento superficial.
Ruy Ohtake: Hotel Unique, São Paulo. Fonte: http://www.hoteliernews.com.br |
Por ser uma mistura heterogênea, a cor do concreto dependerá essencialmente das características dos insumos, sendo este um material difícil de ser trabalhado quando se objetiva um aspecto visual uniforme em construções que recorram à sua utilização sob a forma mais elementar possível. É preciso que se tenha um controle rigoroso da areia utilizada, a qual deve exibir uma granulometria padrão e mesma coloração. De fato, os insumos mais finos são aqueles que irão gerar maior impacto sobre a cor do concreto, sendo de fundamental importância o restrito controle do tipo de cimento Portland adotado, além dos aditivos utilizados. Pode-se, em alguns casos, fazer uso de pigmentos minerais como forma de compensar a variação de cor.
Sotero Arquitetos: Casa do Bomba, Chapada Diamantina. Fonte: https://www.archdaily.com.br |
O aspecto final do concreto aparente é muito influenciado pelo processo de desmoldagem. O uso de fôrmas em bom estado de conservação e de desmoldantes especiais são imprescindíveis para um bom acabamento. Além disso, embora o concreto possa ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos, é bom deixar claro que se deve ter o cobrimento mínimo recomendado em norma conforme a classe de agressividade do ambiente. Em alguns casos, pode ser necessário o recobrimento da superfície com produtos de base hidrofugante ou formadoras de película, como vernizes 100% acrílico, poliuretânico ou de base epóxi. Existem proteções foscas e com brilho, devendo ser utilizada aquela que mais se adequar ao projeto e às especificações arquitetônicas.
Anacleto Angelini/ Alejandro Aravena: Centro de Inovação UC, Chile. Fonte: https://www.curbed.com |
Dentre as vantagens de utilização do concreto aparente, além da beleza e estética despojada, tem-se a economia com serviços de acabamento posteriores como emboço, chapisco, reboco e uso de revestimentos cerâmicos. Contudo, como nem tudo são flores, a mão de obra para execução do concreto aparente é pequena e bastante restrita, sendo por isso consideravelmente cara. Cabe pontuar ainda que o controle, preparo e recebimento do concreto, bem como o processo de cura, são extremamente rigorosos, o que leva a uma menor produtividade em canteiro de obras.
Christian de Portzamparc: Cidade das Artes, Rio de Janeiro. Fonte: https://www.archdaily.com.br |
De qualquer forma, hoje algumas construções em concreto aparente se tornaram verdadeiras obras de arte. Podemos encontrar pelo mundo afora uma vasta aplicação do material nos mais diversos tipos de construções, incluindo museus, viadutos, estações de metrô e edificações residenciais e comerciais, como restaurantes e hotéis.
Oscar Niemeyer: Palácio do Itamaraty, Brasília. Foto de Leonardo Martins. Fonte: https://www.flickr.com |
Fontes: