quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Com vocês: Viga Benkelman!


Se você nunca ouviu falar na chamada viga Benkelman, chegou a hora de saber um pouco mais a respeito e de sanar todas as suas dúvidas. Sigam-me os bons!

Para você aí, que está se perguntando que diaba de viga é essa, saiba que a viga Benkelman é um dispositivo ou aparelho para medição da deflexão em pavimentos. Simples assim. Trata-se de um equipamento que registra, por meio de ensaio não destrutivo, a deformação elástica de um pavimento rodoviário ocasionada por uma roda dupla de caminhão com eixo traseiro simples e carga de 8,2 toneladas. A figura abaixo vai te ajudar a entender um pouco melhor o que é esse equipamento.


Imagem: http://portal.colombo.pr.gov.br

Tudo bem, mas como o ensaio com a viga Benkelman é feito?

A execução do ensaio é bem simples:

1. Inicialmente posiciona-se a ponta da viga Benkelman entre as rodas duplas do caminhão, exatamente sob seu eixo;

2. Faz-se então a leitura do extensômetro posicionado no braço da viga;

3. Em seguida, o caminhão afasta-se vagarosamente até uma distância de 10 m da ponta da viga e faz-se a medição do extensômetro correspondente ao deslocamento recuperado;

Imagem: http://portal.colombo.pr.gov.br

4. A deflexão é calculada por meio da diferença entre as duas leituras e multiplicação por uma constante, conhecida como constante da viga. Essa constante é dada pela relação entre os braços articulados do equipamento.

Prático e simples, não é mesmo?

Saiba ainda que existem outros aparelhos para medição da deflexão de pavimentos. Entre os mais populares estão os deflectômetros de impacto, também conhecidos por FWD (Falling Way Deflectometer), onde se mede a deflexão por meio do impacto ocasionado por um peso liberado de uma certa altura. Em termos de acurácia, os deflectômetros oferecem medidas mais precisas do que a viga Benkelman. 

📢 Gostou deste artigo? Deixe suas sugestões nos comentários sobre possíveis temas que você gostaria de saber um pouco mais!

Fontes:

MENESES FILHO, A. S. Temas de engenharia civil: questões comentadas. 7. ed. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2016. 896 p.

BERNUCCI, L. B. et al. Pavimentação asfáltica: formação básica para engenheiros. Rio de Janeiro:  PETROBRAS: ABEDA: 2006. 504 f.

Nenhum comentário:

Postar um comentário