Concreto celular é um tipo de concreto com minúsculas bolhas (células) de ar que lhe conferem baixa densidade. Trata-se de um tipo de concreto leve.
Imagem: http://www.gruppiconcreto.com.br/index/concreto |
O concreto celular se divide em duas modalidades: o concreto celular autoclavado (CCA) e o concreto celular espumoso (CCE).
O CCA passa por cozimento em autoclave e forma o chamado bloco SICAL (areia de sílica + cal + pó de alumínio). A reação da cal, água e pó de alumínio libera gás hidrogênio durante o cozimento. Este gás é responsável pela formação das bolhas que lhe dão leveza. Podemos comparar a um fermento colocado num bolo.
Bloco SICAL. Imagem: http://mg.olx.com.br/belo-horizonte-e-regiao/ jardinagem-e-construcao |
O CCE é resultante da mistura de aglomerante, agregados finos e agente espumígeno (lançado por um gerador de espuma); sendo utilizado na obra em estado fresco.
Imagem: http://www.concretoscelulares.com.br/Aditivo.htm |
Tanto o CCA quanto o CCE são bastante leves e possuem propriedades de isolamento térmico e acústico, por causa do ar aprisionado em suas células. O vídeo abaixo demonstra a leveza de um bloco SICAL com densidade inferior à da água.
Os concretos celulares são materiais com boa resistência ao fogo e com baixa absorção de água em virtude de seus grandes poros. São ainda versáteis e facilmente moldáveis. O bloco SICAL, por exemplo, pode ser serrado, atarraxado e perfurado usando ferramentas convencionais. Apresentam, porém, menor resistência à compressão, quando comparados ao concreto convencional.
Apesar de pouco usado no Brasil, o CCA é bastante comum em países do norte da Europa. Estima-se que, por lá, mais de 500.000 mil casas sejam construídas por ano com esse material.
Fontes:
http://www.portaldoconcreto.com.br/cimento/concreto/leves.html
http://www.ecivilnet.com/artigos/concreto_celular_autoclavado_cca.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Concreto_celular_autoclavado
http://www.celcret.com.br/aplicacoes/concreto-leve/
https://www.youtube.com/watch?v=LnMpT8mlzSU