NPSH é uma sigla oriunda do inglês (Net Positive Suction Head) que indica, a grosso modo, a diferença entre a pressão de um líquido dentro de uma tubulação e a pressão de vapor desse líquido a uma dada temperatura.
Se a pressão do líquido ficar igual ou abaixo da pressão de vapor, ocorre a chamada cavitação: bolhas de vapor emergem de dentro do fluido. Ao se chocarem contra as hélices da bomba, geram um ruído violento (como se a bomba estivesse bombeando cascalho).
O colapso das bolhas dentro da bomba causa a retirada do material da superfície, fenômeno conhecido como pitting. Além dos danos ao rotor, a cavitação causa a instabilidade da tubulação, vibrações e defeitos mecânicos.
Pitting, em hélice de bomba, ocasionado pela cavitação. Fonte: https://www.interempresas.net/Componentes_Mecanicos/Articulos/ 34521-Cavitacion-en-el-bombeo-de-fluidos.html |
Para evitar esse fenômeno indesejável, durante a escolha da bomba, o engenheiro deve verificar se o NPSH disponível (calculado) é maior do que o NPSH requerido pela bomba (dado do fabricante).
O vídeo abaixo (em inglês) explica a cavitação em hélices de submarinos. Aos 27 segundos do vídeo, repare a interessante explicação do químico a respeito do fenômeno. Podemos mudar a temperatura de ebulição de um líquido aumentando ou diminuindo a pressão sobre ele. Em baixas pressões, a água pode entrar em ebulição mesmo em baixas temperaturas.
Fonte: Catálogo Geral - Schneider Motobombas.
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http://www.omel.com.br/artigos-tecnicos/escola-de-bombas/centrifugas/npsh-e-cavitacao/
https://pt.wikipedia.org/wiki/NPSH
http://www.schneider.ind.br/index.php
https://www.youtube.com/watch?v=ON_irzFAU9c
https://pt.wikipedia.org/wiki/NPSH
http://www.schneider.ind.br/index.php
https://www.youtube.com/watch?v=ON_irzFAU9c
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