domingo, 11 de outubro de 2015

Perspectiva a mão livre: croquis e esboços volumétricos


Imagem: https://arqdaltonico.wordpress.com/category/architecture/page/2/

Não é sempre que se tem um computador por perto quando surge um projeto em nossa cabeça. As melhores ideias costumam surgir nos momentos que estamos mais desprevenidos e, muitas vezes, é no momento de lazer ou de descanso que aparecem as melhores descobertas.

Fazer um esboço de desenho a mão livre é uma ferramenta prática de grande utilidade: com uma caneta e um papel em branco é possível dar forma aos nossos pensamentos. Para tanto, a noção de perspectiva é o quesito que levará ao entendimento tridimensional do desenho, de maneira a dar forma real ao projeto.

A perspectiva é marcada pela existência do chamado ponto de fuga (um ponto comum no desenho onde as retas ou traços se encontram). Em um desenho pode haver um, dois ou até mais pontos de fuga, responsáveis por conferir profundidade e proporção aos elementos representativos.

Depois de feito o esboço do desenho ou projeto, podemos colorir as figuras e elementos para destacar cada objeto (construções, pessoas, árvores, gramados, etc.). A perspectiva a mão livre e os croquis podem se transformar em verdadeiras obras de arte, quando os traços são bem executados e os blocos volumétricos bem dimensionados.

Confira algumas esboços a mão livre e inspire-se:

Imagem: http://www.ikasa.arq.br/blog/plantas-vistas-perspectivas-imagens-e-maquetes/

Imagem: http://renatoarrudafragaarq.blogspot.com.br/2011/03/lg-linguagem-grafica.html

Imagem: http://renatoarrudafragaarq.blogspot.com.br/2011/03/lg-linguagem-grafica.html

O vídeo abaixo (em espanhol) ensina a fazer uma perspectiva com dois pontos de fuga. Primeiro se faz os cubos e em seguida os detalhes. O colorido é acrescentado usando tinta acrílica. Assista e aprenda!




Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário