segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Fique por dentro: a diferença entre aritmética, álgebra e geometria



Conceitos e etimologia de algumas palavras

Antes de começar a relatar a história da matemática é importante citar a diferença entre aritmética, álgebra e geometria, buscando saber a etimologia destas palavras:

- Aritmética: lida com os números em sua forma pura e estuda as operações matemáticas (soma, subtração, divisão, multiplicação, potenciação, radiciação, etc.). A palavra vem do grego "arithmós", que quer dizer "número".

- Álgebra: lida com letras, símbolos e números, tratando das equações, polinômios e estruturas algébricas. Pode ainda se dividir em diversos grupos, dentre os quais podemos destacar: a álgebra elementar (comum do ensino fundamental e médio) e a álgebra linear (comum no ensino superior). Esta última surgiu do estudo das equações lineares, incluindo as equações diferenciais. A palavra "álgebra" vem do árabe "Al-jabr", que quer dizer "reunião de partes quebradas".

- Geometria: é o ramo da matemática que trata do estudo das figuras e do espaço. Entre as diversas subdivisões destacam-se a geometria euclidiana e a geometria analítica. Enquanto a primeira trata da geometria clássica em duas e três dimensões, a segunda descreve formas geométricas por meio de coordenadas no espaço. A palavra "geometria" veio da junção de duas palavras em grego: "geo", que significa terra, e "metria", que significa "medida".

Fontes consultadas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário