terça-feira, 1 de março de 2016

Pilar ou coluna? Tem diferença?


Esqueça a famosa rixa bolacha versus biscoito... pilastra versus coluna é a nova da vez!


Pois então...será que tem diferença entre pilar e coluna? Ou é tudo a mesma coisa? 
A resposta segundo o que andei pesquisando depende da fonte. Alguns podem dizer que os dois são a mesma coisa, pois a finalidade de ambos é a mesma: sustentação. Para outros, entretanto, o pilar é como Atlas sustentando o céu: um pilar sustenta a estrutura inteiraJá a coluna, sendo menos robusta, sustenta paredes e tetos.

Imagem: http://erreve.eng.br/

Para entender pense num edifício: os pilares são os "pés do edifício", transmitindo os esforços para as fundações e estas para o solo. As colunas estão nos andares, sustentando cada pavimento.

Mas o assunto é polêmico... tem gente que considera que pilares são estruturas internas e as colunas são externas. Outros que pilares têm cantos e as colunas são redondas... 

Pra acabar com a polêmica resolvi consultar o dicionário:

Pilar (do castelhano Pilar) Simples coluna que sustenta a construção.
Coluna (do latim Columna) Pilar cilíndrico que sustenta abóbada, estátua, etc., constante, em geral de base, fuste e capitel.

Viu como é confuso? Resumindo tudo: o pilar é coluna e a coluna é pilar, mas parece (na minha opinião) que a coluna tem uma função mais estética (como aquelas colunas gregas cheias de floreios), enquanto o pilar é simples e direto, com função puramente prática: a de sustentação. 


Tipos de colunas gregas e seus elementos.

Imagem: http://www.estilosarquitetonicos.com.br/arquitetura-classica.php

Mas... no meio disso tudo, onde entra a tal da pilastra, que com certeza você já escutou alguém falando?

Esta é estrutura da fachada, ornada geralmente com pedras (para engenheiros e geólogos deve-se ler rochas) talhadas. A pilastra é aderida à edificação ou parede. Sua posição geralmente coincide com o pilar da estrutura.


Pilastras numa edificação.
Imagem: http://www.arqhys.com/articulos/pilastras-arquitectura.html

Fontes: 

7 comentários: