terça-feira, 8 de março de 2016

MBA e especializações: conheça algumas delas

Imagem: http://www.eseg.edu.br/cursos/engenharia_civil

Em sua carreira profissional como engenheiro civil você poderá optar por fazer a pós-graduação lato sensu: especializações e MBA.

A pós-graduação lato sensu conta com cursos desligados da formação acadêmica, mas bastante procurados no mercado de trabalho. Uma pós-graduação lato-sensu não lhe oferece diploma, mas lhe confere um certificado. 

Ao fazer uma especialização você se tornará um especialista, isto é, um engenheiro com conhecimento técnico aprofundado em uma determinada área, podendo trabalhar numa empresa de maior porte numa tarefa ou setor específico. A duração de uma especialização deve ter no mínimo 360 horas (432 horas-aula).

Confira abaixo algumas das pós-graduações lato sensu que você poderá fazer:

1. MBA (Master of Business Administration): bastante conhecido no setor administrativo, sendo ideal para os engenheiros interessados na administração dos negócios, orçamentos e assuntos da área de gestão. É aconselhável para aqueles com grande capacidade de liderança e interessados em abrir o próprio negócio. Existem diversos cursos MBA, sendo alguns voltados para a área de gestão ambiental e outros para gerenciamento de obras e planejamento urbano.

2. Estruturas e fundações: esta especialização prepara o engenheiro para trabalhar com cálculo e projetos estruturais de concreto armado e protendido, por meio de ferramentas práticas e softwares avançados. O engenheiro de estruturas, também chamado de calculista ou projetista, recebe formação para aprender a calcular estruturas e fundações dos mais diversos portes e das mais diversas formas: lajes, muros de arrimo, pontes, piscinas, marquises, etc.

3. Geotecnia: para os que se interessam na área relativa a solos este curso de especialização é o mais indicado. O engenheiro geotécnico é responsável pelo cálculo de estabilidade de encostas e taludes, investigações de solo, contenções e escavações, serviços de terraplanagem, obras de aterro e compactação.

4. Saneamento: o engenheiro sanitarista é preparado para realização de obras de saneamento:  estações de tratamento de água, sistemas de esgotamento sanitário, redes coletoras de água e esgoto, além de aterros sanitários e gestão de resíduos sólidos.

5. Hidráulica: os engenheiros com especialização em hidráulica recebem formação para realização de projetos hidráulicos, sistemas de drenagem e tubulações, construção de canais, vertedores e barragens. Além disso, possui amplo conhecimento sobre sistemas de irrigação e escoamento de águas pluviais.

6. Infraestrutura: o engenheiro de infraestruturas pode trabalhar em projetos de portos, aeroportos e rodovias. A infraestrutura de transportes tem ênfase em rodovias, enquanto a infraestrutura aeroportuária foca em portos e aeroportos, já a infraestrutura urbana enfatiza obras de grande porte do cenário urbano.

Existem ainda muitas outras especializações que você poderá fazer: engenharia diagnóstica (patologias), estruturas metálicas, engenharia de túneis, poços de petróleo e gás, sistemas prediais, etc. 

É bom deixar claro que algumas áreas de especialização podem desempenhar tarefas semelhantes.

Fontes: 

https://www.inbec.com.br/pos-graduacao/engenharia
https://www.inbec.com.br/pos-graduacao/especializacao-em-estruturas-de-concreto-e-fundacoes
http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/141/artigo285740-1.aspx
https://www.inbec.com.br/pos-graduacao/especializacao-em-engenharia-de-saneamento-basico-e-ambiental
http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/189/artigo285979-1.aspx
https://blog.inbec.com.br/engenharia-civil-por-que-se-especializar-em-infraestrutura-de-transportes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário