domingo, 13 de março de 2016

Steel Frame: construções leves e sustentáveis


Casa em Steel Frame.
Imagem: http://modularhomes.business-support.com/
O Steel Frame é um sistema de construção bastante recente. Nesse tipo de sistema constrói-se um “esqueleto” composto por vigas e pilares de aço galvanizado. Essa estrutura de perfis leves de aço é apoiada sobre as fundações e em seus vãos são colocados painéis estruturais capazes de suportar o vento e cargas verticais. O Steel Frame é conhecido por ser uma técnica de construção a seco.

Estrutura do Steel Frame.
Imagem: http://www.rcconstrutoraeservicos.com.br/
Na parte externa da edificação são colocadas placas cimentícias. Tais placas recebem impermeabilização uma vez que ficam expostas às chuvas. Já na parte interna fixam-se placas de gesso acartonado conhecidas como drywall (do inglês: “parede seca”). As placas drywall possuem um miolo de gesso e faces de papel-cartão.

Painéis drywall.
Imagem: http://tecnoobrassc.com.br/produto/drywall/
Também é muito comum utilizar como revestimento estrutural painéis feitos com tiras de madeira cruzadas em diversas camadas, conhecidos como painéis OSB (Oriented Strand Board ou Placa de Fibra Orientada).

Construção em Steel Frame com painéis OSB.
Imagem: http://www.espacosmart.com.br/novidades/
O isolamento termoacústico do Steel Frame é feito por meio da colocação de um material com propriedades isolantes entre as duas placas. Pode-se usar, por exemplo, lã de PET reciclado.

Colocação de material isolante.
Imagem: https://arcoweb.com.br
As construções de Steel Frame são consideradas sustentáveis e de rápida execução. São muito comuns nos Estados Unidos e na Europa, uma vez que as edificações desse tipo possuem grande eficiência térmica, possibilitando economia de energia em virtude do menor uso de aquecedores ou aparelhos de ar condicionado.

*O Pórtico.com agradece à futura engenheira Luana Cordeiro pela sugestão do tema.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário