quarta-feira, 9 de março de 2016

Entenda o que é o BIM e como ele pode ajudar na sua vida


BIM ou Modelagem de Informações da Construção (do inglês: Building Information Modeling) é um conceito ou uma nova forma de se pensar em projeto, construção e gestão. Trata-se de uma ferramenta de inovação incluindo softwares, modelagem 3D e uma biblioteca organizada contendo todos os dados de uma edificação, desde o orçamento de cada material utilizado até o prazo de conclusão da obra. A ideia, por si só, é de causar espanto: juntar tudo isso de forma compatibilizada é o sonho de qualquer engenheiro ou arquiteto.

Por meio do BIM é possível criar modelos em três dimensões das edificações, realizar testes de compatibilização de projetos, programar a construção e até mesmo a manutenção ou demolição do edifício.
Com o BIM as informações dos projetos arquitetônico, estrutural, hidráulico, elétrico, etc. são cruzadas, de forma a manter os projetos harmonizados, "conversando" entre si de forma inteligente. Se uma modificação é feita em um dos projetos (uma mudança de janela, por exemplo), todos os outros projetos sofrem alteração automaticamente, reduzindo o tempo para a análise de falhas. No BIM são gerados modelos tridimensionais e não em duas dimensões como estamos acostumados em CAD. 

Atualmente o BIM já vem tomando espaço em alguns países da Europa. No Reino Unido, por exemplo, as empresas devem estar aptas até o ano de 2016 para adotar o BIM em todos os projetos. Aqui no Brasil, no estado de Santa Catarina, foi solicitado a tecnologia de modelagem em licitações de todas as obras públicas até 2018. Segundo especialistas, o uso do BIM em projetos de edificações e infraestruturas é um caminho sem volta. O ideal é que os profissionais estejam preparados o quanto antes para lidar com essa nova ferramenta.

O vídeo abaixo esclarece para você o que é o BIM e como ele pode ajudar na sua vida. Aprenda um pouco mais:



É bom deixar claro que o processo de adoção do BIM pelas empresas deve ser gradual. É necessário que se faça o treinamento e capacitação dos profissionais envolvidos. O BIM faz uso de uma equipe multidisciplinar, formada por arquitetos, engenheiros e executivos. É necessário saber trabalhar em equipe e que todos caminhem juntos. A mudança para o BIM gera investimentos e o plano de migração para essa nova plataforma deve ser muito bem pensado, para que os recursos financeiros empregados gerem retorno. Uma pesquisa realizada na Inglaterra mostrou que o BIM pode reduzir os custos de uma obra em até 25%.  

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário