sábado, 24 de setembro de 2016

Geocélula: conheça o geossintético com alta capacidade de carga

Imagem: Geosoluções
Pense num painel dividido em compartimentos, semelhante a uma colmeia de abelhas. Uma geocélula (ou geocell) é mais ou menos isso. Em outras palavras, é um painel tridimensional feito geralmente com tiras de polímeros (PEAD ou polipropileno) contendo um conjunto de compartimentos (células) onde se deposita material agregado, o qual pode ser brita, areia, solo vegetal, RCD’s (Resíduos de Construção e Demolição), dentre outros.

As tiras da geocélula, ao se expandirem, funcionam como um colchão tridimensional e o sistema de confinamento celular absorve parcela dos esforços aplicados ao geossintético. As tensões verticais aplicadas passam a se distribuir horizontalmente, de modo que a infraestrutura pode resistir a esforços maiores.
Imagem: http://www.acquaverde.com.br/

Essa maior capacidade de carga da geocélula faz dela o produto ideal para reforço de pavimentos e áreas de estacionamento, melhora da capacidade de solos moles, reforço de fundações, proteção de taludes ou canais contra erosão, dentre muitas outras aplicações.

Fontes:

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

O concreto que se regenera: saiba mais sobre o bioconcreto

Já pensou na possibilidade de um concreto que fecha as próprias rachaduras? Saiba que isso já se tornou realidade, graças à chamada biotecnologia aplicada.

Pesquisadores da Delft University Technology, na Holanda, desenvolveram um concreto misturado com colônias de bactérias chamadas Bacillus pseudofirmus que são capazes de sobreviver em ambientes alcalinos. Essas bactérias são tão resistentes que se mantêm vivas até mesmo em crateras de vulcões ativos!

O alimento dessas bactérias é o lactato de cálcio, o qual é adicionado à mistura de concreto. Quando aparece uma fissura, esta fica exposta à umidade e as bactérias "acordam". Começam então a consumir o lactato de cálcio disponível e como produto final da digestão formam nada mais do que calcário! A fissura vai sendo então preenchida por esse mesmo calcário e, em cerca de três semanas, é reparada.

Reparação de fissura em bioconcreto ao longo do tempo.
Imagem: http://www.industrytap.com/self-healing-concrete-can-repair
-cracks-bacteria/29051
Atualmente o principal desafio a ser superado pelo bioconcreto é o preço, que supera em 40% o preço do concreto convencional. Vale destacar ainda que o bioconcreto só funciona para fissuras com espessura inferior a 8 mm. O "concreto vivo" ainda não consegue reparar grandes rachaduras.

Fontes:

domingo, 11 de setembro de 2016

Googol e googolplex: que números são esses?

Em um dos episódios da série Cosmos, Carl Sagan comenta sobre a infinidade dos números e cita uma interessante passagem: um matemático chamado Edward Kasner, no século passado, pediu ao seu sobrinho de nove anos que inventasse um nome para um número muito grande: 10 elevado a 100... Seu sobrinho acabou chamando o tal número de googolTrata-se de um número absurdamente grande, mas ainda assim tão longe do infinito quanto o número 1. Um googol seria o número 1 seguido de 100 zeros.

Se pensarmos no número 10 elevado a um googol, um número ainda mais assombroso, estaremos a falar de um googolplex! Estamos nos referindo agora ao número 1 seguido de um googol de zeros! Estima-se que há mais zeros no googolplex do que a quantidade de partículas no Universo observável.

1 googol = 10^100
1 googolplex = 10^(10^100)

Na geometria plana, um polígono com um googol de lados seria um goolgólgono. Se tal polígono fosse regular seria semelhante a um círculo. 

Imagem: http://simpsons.wikia.com
Podemos estender a ideia para a geometria espacial: já pensou num googoledro convexo? Será que seria semelhante a uma esfera?

Agora o mais curioso de tudo isso... o nome googol serviu de inspiração para o maior site de busca que conhecemos hoje! Isso mesmo, o Google! Alguns dizem que os fundadores buscaram inspiração no nome desse gigantesco número, criando assim uma espécie de trocadilho, que hoje se tornou conhecido mundialmente.

Fontes:

SAGAN, CARL. Série Cosmos.