Em um dos episódios da série Cosmos, Carl Sagan comenta sobre a infinidade dos números e cita uma interessante passagem: um matemático chamado Edward Kasner, no século passado, pediu ao seu sobrinho de nove anos que inventasse um nome para um número muito grande: 10 elevado a 100... Seu sobrinho acabou chamando o tal número de googol. Trata-se de um número absurdamente grande, mas ainda assim tão longe do infinito quanto o número 1. Um googol seria o número 1 seguido de 100 zeros.
Se pensarmos no número 10 elevado a um googol, um número ainda mais assombroso, estaremos a falar de um googolplex! Estamos nos referindo agora ao número 1 seguido de um googol de zeros! Estima-se que há mais zeros no googolplex do que a quantidade de partículas no Universo observável.
1 googol = 10^100
1 googolplex = 10^(10^100)
Na geometria plana, um polígono com um googol de lados seria um goolgólgono. Se tal polígono fosse regular seria semelhante a um círculo.
Podemos estender a ideia para a geometria espacial: já pensou num googoledro convexo? Será que seria semelhante a uma esfera?
Imagem: http://simpsons.wikia.com |
Agora o mais curioso de tudo isso... o nome googol serviu de inspiração para o maior site de busca que conhecemos hoje! Isso mesmo, o Google! Alguns dizem que os fundadores buscaram inspiração no nome desse gigantesco número, criando assim uma espécie de trocadilho, que hoje se tornou conhecido mundialmente.
Fontes:
SAGAN, CARL. Série Cosmos.
SAGAN, CARL. Série Cosmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário