segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Quatro passos para resolver um Sudoku de forma simples


Num Sudoku Clássico devemos completar uma grade 9 x 9 com números de 1 a 9, de forma que nenhum dos números se repita dentro das subgrades, linhas ou colunas.

Como as palavras cruzadas e os caça-palavras não funcionam muito bem na língua japonesa, os jogos de números acabaram fazendo muito mais sucesso no Japão. Essa é uma das razões que fez do puzzle criado pelo arquiteto aposentado Howard Garns um passatempo tão popular por lá. 

A seguir você vai conhecer um passo-a-passo bastante simples para resolver o Sudoku Clássico. Vamos lá?

Uma heurística simples para resolução de Sudokus

Numa definição grosseira, uma heurística nada mais é do que uma sequência de instruções que parte por um determinado caminho, geralmente o mais curto, com o objetivo de se chegar numa solução plausível. Resolvi, por isso (e em virtude da beleza do termo “heurística”), chamar o passo-a-passo a seguir de Heurística para Resolução de Sudokus Clássicos.

Antes de começar, vamos adotar o exemplo abaixo para exemplificar cada um dos passos:


Então vamos ao que interessa:

Passo 1: Num jogo de Sudoku, a primeira regra é conferir todas as linhas, observando as subgrades 3 x 3 e cada coluna, de forma que o número não se repita. Quais números faltam na linha? Vá contando de 1 a 9 e observe quais estão faltando. Veja se há algum quadrado onde você possa colocá-lo, tendo certeza de que aquele lugar é o único onde o número pode ser encaixado;

Veja que, na primeira linha, o número 6 só pode aparecer
em um único quadrado.

Passo 2: Depois de ter conferido todas as linhas, procede-se à conferência de todas as colunas, respeitando, dessa vez, os números que aparecem nas linhas e subgrades;

Repare que o número 3 na quarta coluna só pode aparecer no local
indicado, pois a duas subgrades destacadas já possuem o número 3.
 

Passo 3: Tendo executado os passos 1 e 2, você deve agora conferir todas as subgrades, observando quais números faltam dentro de cada uma e respeitando as linhas e colunas onde eles não podem aparecer;

Observe que o número 2, dentro da subgrade central na parte
superior, não pode aparecer na primeira linha.

Para os passos 1, 2 e 3, se preferir, siga uma ordem específica: de cima para baixo e da esquerda para direita, de maneira que você não se perca conferindo a mesma linha, coluna ou subgrade mais de uma vez...

Passo 4: O passo seguinte é observar as linhas, colunas ou subgrades que faltam poucos números para que fiquem completas. Verifique quais números são e onde eles podem ser colocados. Siga tentando até solucionar toda a grade.

Veja que na terceira linha restou apenas um local onde
 o número 5 pudesse colocado.

Em alguns casos, dependendo do nível de dificuldade do Sudoku, pode ser necessário repetir a heurística mais de uma vez até que toda a grade seja completada. 


Caso você tenha gostado, existe uma infinidade de jogos de Sudoku que você pode baixar pelo seu smartphone gratuitamente. É só instalar e jogar! 

Boa sorte! Ganbatte! 頑張って!

Obs.: Se quiser saber um pouco mais sobre a curiosa história do Sudoku, não deixe de acessar o link abaixo.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário