domingo, 19 de março de 2017

Armadura ou armação: qual a diferença?


As armaduras podem ser descritas por uma série de nomes. E, no dia-a-dia dentro dos canteiros de obras, as diferentes terminologias são usadas tão frequentemente que, muitas das vezes, acabam passando por despercebidas. Entretanto, na hora de escrever um relatório técnico, um artigo ou uma dissertação, por exemplo, é importante estarmos atentos para evitar possíveis equívocos e não se fazer confuso. Vamos então às nossas dúvidas.

Armadura de aço em pilar de concreto armado.
Imagem do autor.

Armadura ou armação? Quando usar?

Como sabemos, o concreto resiste bem aos esforços de compressão e o aço é utilizado para resistir principalmente aos esforços de tração. Bom, quando quiser descrever a estrutura metálica, composta por barras de aço que passam por dentro de uma viga, laje ou pilar, dê preferência ao termo armadura

Armação é o ato de execução e posicionamento de uma armadura. De forma mais específica, a armação é um conjunto de atividades que vão desde a preparação da armadura até o posicionamento desta dentro do elemento estrutural.

E as ferragens e vergalhões?

Quando usamos o termo ferragem, damos a impressão de que estamos falando de armaduras montadas com barras de ferro, o que não é o caso. O ferro (Fe) é um dos elementos constituintes do aço, mas não se pode tomá-los como sinônimos. Para ser mais específico, o aço é uma "mistura" de ferro e carbono, com traço de alguns outros metais. Em tese, a ferragem propriamente dita seria menos resistente que o aço e, em razão disso, talvez nem sequer poderia ser utilizada em elementos de concreto armado. 

Vergalhão também é um termo bastante comum utilizado no ramo da construção civil. Seu uso é mais abrangente, podendo ser indicado para se referir às barras de metal de seção cheia, como aquelas usadas nas armaduras de concreto armado. Simples, não? 👷

Vergalhões ou barras de aço para construção civil.
Imagem: http://www.leroymerlin.com.br

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário