sábado, 11 de março de 2017

Pavimentos flexíveis com CBUQ e PMF: qual a diferença?


Os pavimentos flexíveis, conforme o próprio nome indica, são pavimentos que sofrem flexão quando estão sujeitos às cargas do tráfego. Tais pavimentos são, em geral, revestidos com materiais betuminosos ou asfálticos.

Pavimentação asfáltica da pista do Circuito dos Cristais (Curvelo-MG).
Imagem do autor (visita técnica realizada em março de 2016).

Nos pavimentos flexíveis podem ser usados basicamente dois tipos de misturas: a mistura a quente ou a mistura a frio. Para o primeiro caso, o mais comum é o concreto betuminoso usinado a quente, conhecido pela sigla CBUQ. No segundo caso, costuma-se utilizar com maior frequência o concreto asfáltico pré-misturado a frio, indicado pela sigla PMF. 

A principal diferença entre o CBUQ e o PMF está no ligante asfáltico, responsável pela união dos agregados minerais (pó de pedra, filler, brita, etc.).

No CBUQ o ligante é o CAP (cimento asfáltico de petróleo), uma mistura semi-sólida à temperatura ambiente que necessita de aquecimento para se misturar aos agregados. No caso do PMF, utiliza-se uma emulsão asfáltica, onde o cimento asfáltico é pulverizado num moinho especial com uma solução de água e tensoativo (emulsificante). 

Como o PMF possui menor durabilidade quando comparado ao CBUQ, sua utilização se restringe a vias de baixo tráfego. O CBUQ é ideal para rodovias, pois suporta cargas pesadas. Entretanto, o PMF é muito mais barato que o CBUQ (quase metade do valor), razão essa que o torna muito utilizado em diversas obras de pavimentação pelo Brasil afora.

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