segunda-feira, 13 de março de 2017

Uma viagem pelo mundo: seis construções de madeira que vale a pena conhecer


Que tal conhecer um pouco das construções de madeira espalhadas pelo mundo afora? Fique por dentro de algumas das mais curiosas obras executadas com este material ao redor do globo. É arte, é engenharia, é arquitetura! 🌏

Prédio Puukuokka, Finlândia

O Prédio Puukuokka, vencedor do Finlandia Prize for Architecture 2015, foi um dos primeiros prédios feitos com madeira laminada pré-fabricada. Um modelo de construção de madeira em arquitetura moderna.

Imagem: http://www.institutobramante.com.br

Shopping Iguatemi de Fortaleza, Brasil

Puxando a sardinha para o nosso lado, a maior estrutura de madeira do Brasil é o Shopping Iguatemi, em Fortaleza, Ceará. A estrutura de madeira com 4500 m² foi executada com madeira laminada colada.

Imagem: http://www.keyword-suggestions.com

Templo Horyu-Ji, Nara, Japão

O complexo de Horyu-Ji, no Japão, conta com três templos. O primeiro data de 700 d.C. e é considerado a construção de madeira mais antiga no mundo.

Imagem: http://www.timetravelturtle.com

Ascension Cathedral, Almaty, Cazaquistão

A Ascension Cathedral, também chamada de Zenkov Cathedral, está localizada em Almaty, Cazaquistão. Essa Igreja Ortodoxa Russa é famosa por ser uma construção em madeira sem nenhum prego em sua estrutura.

Imagem: http://www.advantour.com

Edifício Grupo Tamedia, Zurique, Suíça

O maior edifício de madeira do mundo, com sete andares e vencedor do Prêmio Pritzker 2014, foi encomendado pelo grupo multimídia Tamedia. Todas as suas peças foram fabricadas em ateliê e depois montadas no lugar.

Imagem: http://www.e-architect.co.uk

Metropol Parasol, Sevilha, Espanha

O Metropol Parasol é considerado a maior estrutura de madeira do mundo. Sua construção começou no ano de 2005 e terminou em 2011, tendo um custo estimado em 90 milhões de euros. O piso subterrâneo abriga um museu com vestígios de escavações arqueológicas romanas e árabes.

Imagem: http://www.quadrainterior.com.br



Imagem: http://www.itsliquid.com/j-m-h-metropol-parasol.html

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário