quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Descubra como funciona uma lâmpada halógena de tungstênio

Lâmpada halógena de tungstênio com bulbo.
Imagem: http://www.leroymerlin.com.br

Você deve se lembrar de suas aulas de Química que na Tabela Periódica existe uma família conhecida por família dos halogênios, a qual engloba os elementos flúor (F), cloro (Cl), bromo (Br), iodo (I) e astato (At). Uma lâmpada halógena recebe esse nome porque em seu interior existe a presença dos halogênios bromo ou iodo, os quais reagem de forma bastante curiosa com o tungstênio (W), o material de que é feito o filamento da lâmpada.

Numa lâmpada incandescente comum, o filamento de tungstênio é aquecido a uma temperatura próxima de 2500°C e, por essa razão, passa a emitir luz, um fenômeno conhecido como incandescência. Entretanto, à medida que o filamento vai sendo aquecido, parte do tungstênio se evapora. O filamento vai se tornando cada vez mais fino, à medida que a lâmpada vai sendo usada, até o momento em que se rompe e a lâmpada se queima. A vida útil de uma lâmpada incandescente está em torno de 750 a 1000 horas. 

Numa lâmpada halógena o filamento de tungstênio fica dentro de um pequeno invólucro de quartzo (o qual suporta altas temperaturas), junto a iodo ou bromo adicionado a um gás inerte. Quando o filamento se aquece e o tungstênio começa a ser evaporado, o vapor reage com o iodo ou bromo dispersos no gás, formando, por exemplo, no caso do iodo, o iodeto de tungstênio. As correntes de convenção fazem com esse novo composto circule dentro do invólucro e quando este atinge a superfície do filamento aquecido, a reação se desfaz, isto é, o tungstênio é devolvido para o filamento e o halogênio é liberado para o gás. O processo acontece num ciclo fechado (ciclo do iodo ou ciclo do bromo), onde o tungstênio passa por um "processo de reciclagem". Isso faz com o tempo de vida útil da lâmpada aumente para algo em torno de 2000 a 4000 horas. 

Alguns tipos de lâmpadas halógenas de tungstênio.
Imagem: https://www.intl-lighttech.com

Uma lâmpada halógena é mais econômica que uma lâmpada incandescente, embora as lâmpadas fluorescentes e as lâmpadas LED ainda estejam muito mais à frente no quesito economia. Hoje as lâmpadas de halogênio têm seu uso mais voltado para vitrines de lojas, arandelas e os chamados wall washers. Comparada à lâmpada incandescente, uma lâmpada halógena permite mais luz por unidade de energia dispendida, sendo muito indicada para ambientes decorativos.

Ambiente com iluminação feita por lâmpadas halógenas.
Imagem: www.cliquearquitetura.com.br

Fontes: 

2 comentários:

  1. me ajudou demais na hora de trocar os meus materiais eletricos zona norte SP, obrigada mesmo, usei as dicas e aprovei muito!

    ResponderExcluir