Simón Vélez é um renomado arquiteto colombiano, com enfoque modernista, conhecido em todo o mundo por promover o uso do bambu como elemento essencial na construção.
Segundo Vélez, "... a construção em concreto tal como foi concebida no terceiro mundo produz espaços cavernosos: um caverna tem um piso de pedra, paredes de pedra e um telhado de pedra. Nós não viemos das cavernas (...) viemos das árvores e somos homens das copas das árvores, mesmo que estejamos agora vivendo em cavernas. A arquitetura atual segue um exagerado e doentio regime. É totalmente carnívoro. O estado da natureza demanda que voltemos para um estado mais balanceado e mais vegetariano..."
O bambu é considerado uma gramínea gigante, de grande resistência à compressão e à tração, sendo bastante indicado para uso estrutural. Na natureza o bambu sofreu um processo de adaptação que o fez suportar as forças do vento, proporcionado pelo desenvolvimento de uma estrutura tubular oca, a qual é difícil de ser "encurvada" (possui resistência à flambagem).
Nas florestas andinas da Colômbia, o bambu Guadua é o mais utilizado nas construções. Vélez utiliza esta variedade de bambu como elemento estrutural permanente em pontes, casas, igrejas e edifícios. O arquiteto já trabalhou com obras de bambu em diversos países, de diversos continentes. Confira algumas de suas obras mais imponentes pelo mundo afora:
Catedral de Pereira - Colômbia. Imagem: http://www.gazetadopovo.com.br |
Museu Nómada - Cidade do México. Imagem: http://www.plataformaarquitectura.cl/cl |
Pousada de ecoturismo nas montanhas de Nankun - China. Imagem: https://www.pinterest.com/pin/528821181216805159/ |
Fontes:
Wawww totalmente impresionada, nunca había visto construcciones en bambú, que chulo!!!
ResponderExcluir