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Competições e conflitos fazem
parte do cotidiano do ser humano: jogos de mesa, disputas entre empresas,
campanhas políticas e publicitárias, entre outros.
Considere, por exemplo, dois
jogadores de xadrez. A melhor forma de obter bons resultados é analisando
primeiramente como o oponente irá responder a cada possível circunstância, em
cada etapa do jogo. Portanto, cada jogador possuirá uma série de estratégias – mover
o bispo ou o cavalo, por exemplo – e, dentre elas, escolherá aquela que lhe parecer
a melhor das opções.
Nesse cenário competitivo a teoria dos jogos foi desenvolvida de modo a estudar o processo de tomada de decisões entre indivíduos, de forma a definir as ações que apresentem melhores resultados. Seu objetivo inicial é o desenvolvimento de critérios racionais para uma estratégia, com base em duas hipóteses básicas:
(1) Os jogadores agem de forma lógica e racional;
(2) Os jogadores disputam em benefício próprio (não
possuem compaixão pelo oponente).
a) Estratégias do jogador 1;
Suponha duas empresas concorrentes: empresa A e empresa B.
A empresa A deseja criar uma promoção que oferecerá um lucro de 6% nas
vendas. Contudo, deve-se analisar a reação da
empresa B. Em virtude da estratégia empregada pelo concorrente, a empresa
A pode ter uma perda de 5% nas vendas, caso a empresa B opte por
fazer uma promoção na mesma época. Portanto, a melhor opção para a empresa A pode ser não
criar promoção alguma. Entretanto, se mesmo assim a empresa B optar por criar uma promoção, a perda nas vendas da empresa A poderá alcançar 8%. Os ganhos e perdas associados a cada combinação de
estratégias entre as duas empresas corresponde a uma tabela de prêmios:
Estratégia 1: “criar promoção”;
Estratégia 2: “manter os preços como estão”;
Tabela de prêmios do jogador 1 (ganhos e perdas nas vendas da empresa A):
Tabela de prêmios
|
Empresa B
|
||
Estratégia 1
|
Estratégia 2
|
||
Empresa A
|
Estratégia 1
|
-5%
|
+6%
|
Estratégia 2
|
-8%
|
0%
|
O caso mais simples de teoria
dos jogos é aquele denominado como jogo de dois participantes de soma nula. A
soma das vitórias é igual a zero, ou seja, um ganha e o outro perde. As tabelas
de prêmios para os jogadores, nesse caso, possuem sinais opostos: uma é
negativa e a outra positiva, de forma que a soma resulta em zero. Um jogo de par ou ímpar é um bom exemplo de jogo de dois participantes de soma nula.
Em resumo a teoria dos jogos é uma teoria matemática que parte da premissa de que a sua decisão num “jogo” não é independente, pois depende da tomada de decisão do oponente.
Os ganhos
dependerão de muitas ações em cadeia até chegarem a um equilíbrio. Tal
equilíbrio é denominado equilíbrio de Nash (o qual recebeu o prêmio Nobel de
1994 e foi retratado no filme* ganhador do Oscar de 2002: “Uma mente brilhante”).
*O filme fica como sugestão a quem se interessar.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
CIÊNCIA DA ESTRATÉGIA. O que é
Teoria dos Jogos? Disponível em: <http://www.cienciadaestrategia.com.br/teoriadosjogos/capitulo.asp?cap=i2>.Acesso em: 1º jan. 2016.
HILLIER, F. S.; LIEBERMAN, G. J. Introdução à Pesquisa Operacional. 8. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
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