segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Taludes e encostas verdes: biomantas e hidrossemeadura


A hidrossemeadura é uma técnica que consiste no plantio de sementes no solo por meio de um jato de água - contendo fertilizantes e substâncias "anti-erosivas" - lançado contra o terreno plano ou inclinado (encosta, quando natural ou talude, quando construído artificialmente).

É uma técnica simples e de rápida aplicação. Faz uso de uma máquina especializada (com sistema de bombeamento) responsável pelo lançamento das sementes a grandes distâncias e com certo poder de perfuração no solo. É um processo que também pode ser utilizado em terrenos após queimadas. Nesse caso o lançamento se faz por meio aéreo.

Hidrossemeadura. Imagem: https://sites.google.com/site/
langeotecniaefundacao/contato/46-biomantas

O processo de hidrossemeadura também pode contar com o uso da chamada biomanta: uma camada feita de fibras naturais - como palha ou fibra de coco - ou fibras sintéticas colocadas sobre a encosta para proteção do solo contra erosão e para manutenção da umidade e dos nutrientes, indispensáveis à germinação das sementes.

Aplicação de biomanta. Imagem: http://www.sisall.com.br/
biomantas-de-sisal/

A maior vantagem das técnicas de hidrossemeadura e biomantas está no aumento das áreas verdes, principalmente dos grandes centros urbanos, marcados pelo cinza monotônico e depressivo do concreto.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário