Os terremotos de grande intensidade ocorrem nas regiões onde duas ou mais placas tectônicas se encontram. O Brasil está localizado sobre o centro da placa sul-americana, uma região considerada estável. Contudo, é comum vermos comumente notícias sobre pequenos tremores de terra em distintas regiões do país. Você já se perguntou qual a explicação para isso?
O que muitos de nós desconhecemos é que crosta terrestre possui espessura irregular, que varia ao longo da placa. Sob a floresta amazônica, por exemplo, a crosta pode chegar a atingir 45 km de profundidade. Já em algumas regiões do Nordeste, esta chega a exibir apenas 30 km.
As regiões finas da crosta são geralmente formadas por rochas menos densas, assentadas sobre rochas da camada superior do manto de maior densidade, que causam uma espécie de "sobrepeso", fazendo com que a crosta sofra um processo de envergadura. Ao sofrer esse esforço, somado ainda às tensões aplicadas às bordas da placa sul-americana, as rochas da camada fina da crosta tendem a sofrer fraturas em profundidades geralmente inferiores a 5 km. E é durante essa fratura da rocha acompanhada do alívio das tensões que ocorrem os tremores de terra.
Como ocorrem os tremores de terra no Brasil. |
As fraturas da rocha se comportam como cicatrizes: se um trecho da crosta volta a sofrer compressão, ele se rompe onde já existe a fratura. Atualmente o país conta com o mapeamento de algumas das fraturas já existentes, o chamado mapa neotectônico do Brasil. Tal mapa possui registradas 48 falhas e é justamente ao longo dos traçados dessas falhas, ou próximo a eles, que ocorrem grande parte dos tremores de terra.
Mapa Neotectônico do Brasil. Imagem: http://www.apolo11.com/curiosidades.php? posic=dat_20071211-092620.inc |
Os terremotos com magnitude superior a 5,0 graus na escala Richter são raros no país, sendo que ocorre em média um a cada cinco anos. Para se ter ideia, um tremor de 4,0 graus pode balançar móveis ou quebrar objetos pequenos e acima de 6,0 graus pode ocasionar danos consideráveis em edifícios. Os grandes terremotos ultrapassam 7,0 a 8,0 graus na escala Richter.
Para saber mais sobre tremores de terra no Brasil:
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário