A construção de superfícies curvas em elementos de concreto pode ser trabalhosa e cara. Historicamente o concreto tem sido utilizado apenas na forma de blocos com seções prismáticas, principalmente por conta de razões econômicas. Contudo, as pesquisas e inovações na construção não param: a grande novidade passaram a ser as fôrmas de tecido.
Imagem: http://journalofmoderncraft.com/tag/concrete |
Pode parecer estranho ao leitor que um material como tecido se comporte como fôrma; porém, não se trata de um material qualquer: é um tecido geotêxtil. São membranas finas, flexíveis, fortes e, o mais importante, que resistem à umidade.
Imagem: https://fabricform.wordpress.com/about/mark-west/ |
Quando o concreto é lançado na fôrma de tecido, um complexo campo de tensões é automaticamente gerado nas paredes da geomembrana. Isso faz com que surjam curvas naturalmente estruturais e eficientes, de acordo com a distribuição de pressões dentro da fôrma.
Imagem: https://www.pinterest.com/drumroll67 /awesome-architecture/ |
O fabric formed concrete permite a construção de elementos sofisticados que no método convencional seriam impensáveis ou inimagináveis de serem feitos.
Imagem: https://textilesmithing.com/2011/01/18/textile- concrete-formwork/ |
Mas qual a grande vantagem desse método, afinal de contas? O mais interessante é que as fôrmas de geotêxteis, por trabalharem em tensão, reduzem a quantidade de material utilizado para resistir às pressões hidráulicas do concreto úmido, o que resulta em moldes muito mais leves. O fabric formed concrete possibilita economia e redução do consumo de fôrmas, sendo, por isso, considerado um método sustentável.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário