Em engenharia, flambagem é um fenômeno de encurvadura que ocorre em peças esbeltas (peças em que a seção é pequena em relação ao comprimento), quando submetidas a um esforço axial de compressão.
Imagem: http://www.ebanataw.com.br/trelica/trelica03.htm |
A encurvadura ou o movimento de abandonar uma linha que se descrevia para seguir outra é denominada deflexão. Pode-se dizer que flambagem e deflexão estão intimamente relacionadas. A flambagem só irá ocorrer quando a força axial de compressão for maior que um determinada força. Esta força é chamada força crítica.
Imagem: http://www.fau.ufrj.br/apostilas/mse/Colunas.htm |
A coluna sofrerá flambagem em torno do eixo menos resistente da seção. Esse eixo será aquele que apresentar menor momento de inércia. Sendo o momento de inércia I = Ar², onde A é a área da seção e r é o raio de giração, percebe-se que quanto mais afastada estiver a área do centro, mais difícil será a flambagem da peça.
Essa é uma das razões de vermos na natureza plantas como o bambu, que são difíceis de sofrer envergadura. A seção circular e o interior oco conferem a esta gramínea maior capacidade de resistir à flambagem, suportando as forças naturais com maestria e elegância.
Imagem: http://www.sitiodamata.com.br/produtos/bambu- imperial-b-vulgaris-vittata.html |
Fonte:
HIBBELER,
R. C. Resistência dos Materiais. 7ª
ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
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