Para entender o que são os domos geodésicos devemos conhecer algumas formas geométricas importantes: o triângulo e o icosaedro.
Chamamos de poliedro ao sólido geométrico composto por um número finito de faces, em que cada face é um polígono. Icosaedro é um poliedro convexo formado por 20 faces. Quando essas faces são todas triângulos equiláteros, fala-se em icosaedro regular.
Icosaedro regular. Imagem: http://trabajocepavicalvarocatherineyrober.blogspot.com.br/ |
Um icosaedro regular é a mais simples das formas geométricas conhecidas como geodésicas. Quando dividimos cada um dos triângulos desse icosaedro em triângulos menores (lembre-se que o triângulo confere estabilidade), a geodésica passa a se aproximar cada vez mais da forma de uma esfera. Um domo geodésico nada mais é do que uma cúpula com uma dessas formas.
Domo geodésico. Imagem: http://mjciero.blogspot.com.br/p/domo-geodesica.html |
O inventor do domo geodésico foi o arquiteto R. Buckminster Füller. Essas cúpulas são conhecidas pela grande leveza e estabilidade estrutural. Sua resistência se deve aos triângulos e ao formato esférico: qualquer força aplicada ao domo é distribuída de forma igual até alcançar a base. A geometria do domo geodésico proposta por Füller foi chamada por ele de "geometria energético-sinergética". Segundo sua teoria, para a compreensão do comportamento da estrutura precisamos analisá-la como um todo, pois todos os seus elementos trabalham juntos.
Ligação entre elementos num domo geodésico. Imagem: http://teoriadetudo.blogfolha.uol.com.br/ |
Um exemplo de arquitetura que faz uso do domo geodésico é a estufa do Eden Project, localizada no Reino Unido e considerada a maior estufa do mundo. O Epcot Walt Disney World, nos EUA, e o Biosphere Enviromental Museum, em Montreal, também são outros exemplos desse tipo de estrutura pelo mundo.
Eden Project - Cornwall, Reino Unido. Imagem: https://www.flickr.com/photos/smithandjones/7393201826 |
Epcot Walt Disney World - EUA. Imagem: https://disneyworld.disney.go.com/pt/destinations/epcot/ |
Biosphere Enviromental Museum - Montreal, Canadá. Imagem: http://web2.sca.uqam.ca/~wgne/WGNE/WGNE24/ |
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário