domingo, 9 de agosto de 2015

Terminei a graduação... e agora? Qual caminho seguir?

Essa é uma das grandes dúvidas que surgem quando o estudante se vê prestes a se formar num curso superior... “Qual 'carreira' vou seguir dentro da minha profissão?"

Imagem: http://www.abrhestagios.com.br/cinco-dicas-de-sucesso-profissional.not

O que poucos sabem é que o mercado exige muito mais do que o simples conhecimento adquirido por um estudante de graduação recém-formado. A demanda de mão-de-obra cada vez mais especializada exige que o estudante faça cursos de especialização na área de seu interesse. A engenharia civil, por exemplo, conta com diversos campos de especialização; sendo que entre os principais temos: administração e gestão (conhecido como MBA – Master Business Administration); infraestrutura (portos, rodovias, aeroportos); construção civil; estruturas; transportes; hidráulica; saneamento e geotecnia.

Os cursos de especialização contam apenas com certificados e, em geral, não conferem diplomas. Entretanto, são os mais indicados para aqueles que buscam o rápido sucesso profissional. Além do mais, tais cursos podem ser realizados num menor intervalo de tempo (duração mínima de 360 horas), possibilitando uma rápida inserção no mercado de trabalho. Por se tratarem de cursos não tão restritos e dependentes da graduação, eles se enquadram na chamada pós-graduação lato sensu.

Imagem: http://hqbackground.com/graduation-backgrounds-8-hd
-image-background-and-wallpaper.html

Numa outra vertente temos a pós-graduação stricto sensu, que compreende o mestrado e o doutorado. A pós-graduação stricto sensu é mais indicada para os estudantes que estão interessados em desenvolver pesquisas e/ou seguir a carreira acadêmica. O mestrado pode se dividir em duas modalidades: mestrado profissionalizante (com duração de 1 ano e meio) e o mestrado acadêmico (com duração de 2 anos e meio). O doutorado é conhecido por exigir mais do discente, desenvolvendo pesquisas fundamentadas em temas inéditos e podendo durar de 4 a 5 anos. Além disso, é possível tentar o doutorado mesmo sem ter feito o mestrado. Em ambos os casos de pós-graduação stricto sensu o estudante conta com a ajuda de um orientador e cursa disciplinas específicas de acordo com a área de pesquisa. Se você quiser ir ainda mais além, pode optar pelo pós-doutorado. Este último dura em média de 6 meses a 1 ano e, geralmente, é obtido junto a órgãos de pesquisa como o Capes.

Uma última curiosidade... Nos Estados Unidos o título de mestre é conhecido como Master of Science, enquanto o título de doutor equivale ao PhD ou Philosophiae Doctor (ou Doctor of Philosophy). Apesar dos nomes: Mestre em Ciência e Doutor em Filosofia, os títulos podem ser usados em diferentes áreas.

Imagem: http://thegradstudentway.com/blog/?p=989


Todos os créditos a:






Nenhum comentário:

Postar um comentário