terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Nível, esquadro e prumo: o tripé das boas construções


É praticamente impossível construir corretamente sem a ajuda de três acessórios: nível, esquadro e prumo. Um parede bem nivelada ou um piso sem acúmulo de água é algo desejado por qualquer pessoa que queira construir ou comprar uma casa. A seguir, confira em detalhes cada um desses equipamentos.

Nível: o mais comum é a mangueira de nível, uma mangueira transparente (mangueira cristal) com água. Quando o nível da água se estabiliza em dois extremos da mangueira marcamos os pontos desejados. Tais pontos estarão alinhados, considerando uma linha horizontal imaginária passando por eles.

Imagem: http://maosaobra.org.br/cialis-del-precio-bajo/

Existe também o chamado nível de bolha. Este é um cilindro contendo água, utilizado para verificar se as superfícies estão planas. Quando a bolha se encontra exatamente no meio do cilindro na posição horizontal, dizemos que a superfície está aplainada.
Imagem: http://imobiliariaemcabofrio.com.br/como-levantar-uma-parede/

Esquadro: ângulos retos são os ângulos mais comuns nas construções. O uso do esquadro é imprescindível nesse caso, uma vez que ele permite a correta angulação das quinas das paredes e rodapés, por exemplo. Além disso, o esquadro ajuda muito na locação da obra. Fala-se em esquadrejamento quando, durante a construção, faz-se a verificação dos ângulos de 90º. Uma dica importante para verificar o esquadrejamento é analisar os lados de um triângulo retângulo situado na quina da parede. Este triângulo imaginário deve possuir lados com medidas 3, 4 e 5 m, satisfazendo o Teorema de Pitágoras. Um outro trio de medidas que pode ser usado para o triângulo retângulo imaginário é 60, 80 e 100 cm.

Imagem: http://www.cosal.com.br/secao.php?ancora=23
Prumo: trata-se de um instrumento formado por um cilindro metálico preso a um fio. Como o prumo possui massa considerável e se encontra sujeito à aceleração da gravidade, este acaba por indicar a direção vertical do local. Quando colocado ao lado de uma parede, podemos perceber se esta última está na direção vertical exata (perpendicular ao nível do terreno plano). Quando o prumo se mostra tangente à parede, dizemos que a parede está aprumada.

Imagem: http://www.meiacolher.com/2015/06/aprenda-como
-usar-prumo-corretamente.html

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário