sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Três dúvidas sobre os processos corrosivos: fique por dentro!


Por que a água do mar acelera a corrosão dos metais?

Isso acontece porque a água do mar possui diversos sais dissolvidos (ver tabela). Esses sais formam, junto com a água, uma solução com grande capacidade de conduzir elétrons, ou seja, um eletrólito bastante forte


Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABeIYAB/
corrosao-final-quimica-analitica

Os metais, como o ferro, perdem seus elétrons mais rapidamente para o meio, acelerando o processo de oxidação. Outros fatores que influenciam na corrosividade da água do mar são o nível de oxigênio dissolvido, o pH e a temperatura.

O que são os metais de sacrifício?

São metais utilizados para proteger outros da oxidação. Geralmente são mais reativos e perdem seus elétrons primeiro, evitando que o metal mais nobre sofra processo de corrosão. 

Os metais de sacrifício podem ser utilizados para proteger canalizações metálicas subterrâneas contra a corrosão, além de cascos de navios. Para retardar a corrosão do aço da canalização costuma-se ligá-lo a blocos de magnésio por meio de um condutor. 

O magnésio funciona como metal de sacrifício, sofrendo corrosão mais depressa, evitando que o aço seja "atacado". A perda de elétrons do magnésio faz como que ele se comporte como o polo negativo de uma pilha (ânodo). Isso força a canalização a se comportar como o polo positivo (cátodo). 


Imagem: FELTRE (1988).
Em razão da canalização se comportar como cátodo, esse meio de proteção chama-se proteção catódica.

O que são peças galvanizadas?

A galvanização é uma outra forma de evitar a corrosão: deposita-se sobre o objeto metálico uma camada de um outro metal que o proteja. A superfície metálica externa sofre oxidação enquanto o interior fica intacto. 

Um exemplo são as peças de ferro (pregos e parafusos) revestidas de zinco. Este último sofre rápida oxidação na camada externa da peça, protegendo o corpo metálico de ferro. 
Imagem: http://www.galvanicanovaera.com.br/servico/
zincagem-eletrolitica-4

As latas de conserva são protegidas em estanho para evitar a corrosão do aço em contato com o alimento. Este também é um exemplo de galvanização.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário