domingo, 10 de junho de 2018

Bicicleta: o veículo de duas rodas mais popular de todos os tempos


Imagem: http://www.bicyclehistory.net/bicycle-inventor/who-invented-bicycle

Diferentemente de alguns países, já sabemos que o incentivo ao uso de bicicletas no Brasil é ainda bastante pequeno. Apesar de ser um meio de transporte prático, acessível e saudável, temos ainda diversos entraves como a falta de ciclovias nas grandes cidades brasileiras, o que pode ser um fator desmotivante com relação ao uso das “magrelas” nos centros urbanos. Além disso, podemos mencionar ainda a grande distância entre as regiões de trabalho e os locais de moradia de uma parcela considerável da população que reside nas grandes metrópoles, o que torna a tarefa de pedalar uma atividade extenuante e até mesmo degradante.

Em países subdesenvolvidos, a exemplo do nosso, ainda predomina a ideia de privilégio ou aquisição de status mediante a posse de um veículo motorizado, como um carro ou moto. O preconceito social e o aspecto cultural são talvez uns dos maiores empecilhos quanto à utilização diária de bicicletas pelos brasileiros, principalmente nas pequenas e médias cidades. Hoje, com a facilidade para comprar um veículo parcelado, o uso da bicicleta tem se tornado cada vez mais raro em cidades do interior, um dado que caminha em contramão com relação ao restante do mundo, onde as práticas sustentáveis têm ganhado cada vez mais força e notoriedade.

Imagem: http://www.conexaoamsterdam.com.br/5-regras-basicas-sobre-bicicletas-em-amsterdam

Em países como a Holanda e o Japão, o uso de bicicletas já é uma nova realidade, sendo que a utilização dos pedais já responde por 25% dos trajetos. O investimento em pistas exclusivas para os ciclistas, além da boa educação no trânsito, permite que os holandeses e japoneses possam pedalar de forma tranquila e em segurança, tanto para o trabalho quanto para a faculdade. E, em países como a França, há o incentivo das empresas como forma de estimular essa prática sustentável. Algumas firmas, por exemplo, oferecem aos seus empregados 25 centavos de euro a cada quilômetro rodado no trajeto casa-trabalho.

Além dos benefícios já conhecidos, o uso de bicicletas nas áreas urbanas pode ser um grande aliado para o consumo e aumento das vendas pelas lojas. Um estudo realizado em Nova York, por exemplo, indicou uma elevação de quase 50% das vendas em virtude do aumento de ciclovias. Um dos motivos que explicam esse acréscimo decorre do fato da dificuldade para estacionar um carro, o que pode pesar sobre a decisão do consumidor ao entrar num estabelecimento comercial.

Com mais de 200 anos de história, estima-se que até 2050 o uso desse transporte alternativo no mundo aumente de 7% para 22%. Mais do que um simples meio de locomoção, a bicicleta continua sendo a forma de transporte mais ecológica e barata, uma excelente candidata ao título de veículo do futuro.

Imagem: http://cycling-passion.com/best-cycling-quotes/albert-einstein-riding-a-bike/

E você? Já andou de bicicleta hoje? 🚲

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Fontes:



2 comentários:

  1. Ótimo conteúdo, simples, objetivo e informativo. Uma sugestão de conteúdo pra este blog
    e como forma de complementar sobre esse tema de mobilidade urbana sustentável é falar a respeito da implantação da técnica de "Traffic Calm" .

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    1. Agradeço ao leitor pelos elogios e sugestões! O Pórtico.com agradece a sua visita!

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