domingo, 21 de dezembro de 2014

7 passos para o cálculo de regressão linear simples no Excel 2010


Correlação e Regressão Linear no Excel 2010


Cálculo Estatístico de Uma Variável

Vamos usar um exemplo numérico para estabelecer a relação entre duas variáveis. Suponha que se queira determinar a relação entre o peso e a altura das pessoas.

Coeficientes de Inclinação e Intersecção

1.    Com a tabela e os dados já inseridos no Excel (ver figura 1), primeiramente vamos calcular os coeficientes de inclinação a e intersecção b ( Y = aX + b).


Figura 1

2.    Para calcular o valor de b, inserimos em uma célula vazia a função intercepção. Basta digitar: =INTERCEPÇÃO. Depois disso selecionam-se os valores da coluna de Y (peso), digita-se ponto-e-vírgula e seleciona-se, em seguida, a coluna com os valores de X (altura). Digite Enter e terá como resposta o valor do coeficiente de intercepção b.

3.    Para calcular o valor de a, o procedimento é análogo. A função utilizada para calcular o coeficiente de inclinação é a função inclinação. Basta digitar, em uma célula vazia, =INCLINAÇÃO e inserir, em seguida, os dados necessários.

Coeficiente de Correlação de Pearson

4.    Para calcular o coeficiente de correlação de Pearson insira em uma célula vazia a função correl. Insira =CORREL e complete com os dados necessários.

OBS.: Sabe-se de antemão que se o coeficiente de correlação retornar o valor zero (0) pode-se afirmar que não existe correlação entre os conjuntos de dados observados.

Gráfico de Dispersão

5.    Para criar o gráfico de dispersão, calcule para cada valor de X, o novo valor de Y definido pela equação da reta encontrada (Y = aX + b). Sendo assim, estabeleça os cálculos necessários dentro da célula que irá calcular o valor de Y com base em um dos valores de X. Copie a função para as outras células e calcule para os diferentes valores de x.

OBS.: Em caso de se copiar a função de X, selecione a parte da função que permanecerá constante em cada um dos cálculos e aperte F4 (irá aparecer o sinal $ indicando que o termo da função permanecerá constante em todos os cálculos (ver figura2)).



Figura 2 - Observe o sinal $ que acompanha as células H5 e H4 na figura. Estas células correspondem aos valores dos coeficientes angular e linear da reta de regressão.

6.    Criando o Gráfico: Selecione as colunas que pertencerão ao gráfico. Em seguida, siga o seguinte passo: barra de ferramentas à inserir à gráfico à dispersão (ver figura 3).


Figura 3

7.    Escolha uma das opções de gráficos de dispersão. Você verá que o gráfico conterá a reta de regressão e os valores dispersos (ver figura 4).



Figura 4


Nenhum comentário:

Postar um comentário