segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Para que serve um arquivo de extensão .bak do AutoCAD? Saiba que ele pode salvar sua vida.


Você já reparou que toda vez que você cria ou salva um aquivo do AutoCAD é gerado um arquivo similar com extensão .bak? Saiba que se trata de um arquivo de backup que o software cria para casos de imprevistos.

Eu nunca dei atenção para esses arquivos e confesso que já deletei vários deles. Mas imprevistos acontecem quando a gente menos espera, como no final de um semestre cheio de provas e trabalhos. E nessas horas você acaba descobrindo coisas que podem salvar sua pele.

Recentemente aconteceu comigo uma coisa muito curiosa no AutoCAD. Fui editar um bloco no programa e quando fechei a janela de edição do bloco (Block Editor) todo o meu projeto havia desaparecido!!! Fiquei sem entender o que havia acontecido... e o pior de tudo: acabei descobrindo que todas as alterações havia sido salvas sozinhas. Em outras palavras, meu projeto foi deletado e salvo em seguida, do nada.

Pesquisando na internet, em busca de um feitiço milagroso que pudesse restaurar meu projeto, acabei descobrindo o tal do arquivo .bak. A coisa mais simples do mundo, que resolveu minha vida em questão de segundos.

Como meu arquivo com extensão .bak estava intacto, com a alteração anterior àquela do projeto que tinha sido apagado, simplesmente mudei o nome da extensão para dwg. Apareceu uma mensagem, como no print abaixo, perguntando se eu tinha certeza da alteração. 


Cliquei em "Sim" e eis que aconteceu o milagre: lá estava meu arquivo, com o projeto completo, como da última vez que o salvei. Da próxima vez que for apagar um arquivo .bak pense duas vezes... só o apague se você realmente não for precisar dele. 👷

Página consultada: http://adcadblog.blogspot.com.br/2013/09/arquivos-bak.html

Um comentário: