segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Por que deveríamos investir mais em ferrovias?


Imagem do Relatório da CNT - O Sistema Ferroviário Brasileiro

Nos EUA a expansão da malha ferroviária teve início desde muito cedo. A conquista do Oeste foi intensificada graças a construção de trilhos, iniciada na década de 1840. Apenas duas décadas depois, o país já contava com mais de 50 mil quilômetros de trilhos, quase duas vezes a extensão da malha ferroviária que temos no Brasil hoje. 

A ferrovia foi de uma importância enorme para a afirmação da hegemonia americana. Em um país continental como aquele, com uma extensão territorial tão grande quanto a do Brasil, seria impossível viabilizar a exploração agrícola de terras, não fosse a expansão de sua malha. Hoje a rede ferroviária americana é a mais extensa do mundo, contando com mais de 200 mil quilômetros de trilhos. A figura abaixo faz um comparativo entre a malha ferroviária brasileira versus a malha ferroviária americana.


Ao se falar sobre as vantagens do modal ferroviário frente aos demais é preciso que se destaque dois fatores importantes: a distância percorrida e o peso da carga transportada. Segundo a Confederação Nacional do Transporte, o modal rodoviário (o mais utilizado no Brasil para transporte de mercadorias) só se mostra vantajoso para pequenas distâncias e cargas de baixa tonelagem. Quanto maior a distância, menor a vantagem do transporte terrestre utilizando caminhões. Ainda segundo a CNT, cargas acima de 40 toneladas tornam o transporte ferroviário o mais vantajoso dentre os modais, não importando a distância a ser percorrida. Citam-se ainda os aspectos ambientais, como a redução do lançamento dos gases de efeito estufa.

O maior empecilho para a expansão da malha ferroviária no Brasil é o alto investimento e o longo prazo para execução da obra, o que costuma levar mais de um mandato. Razões como essa não despertam o interesse por este modal entre as políticas de infraestrutura e transportes. Para se ter ideia, o valor final de uma ferrovia sai 7 vezes mais caro que o de uma rodovia. E se em 6 meses abrem-se 500 quilômetros de estradas de terra, a mesma extensão de ferrovia leva cerca de 5 anos para ser construída.

Imagem: http://www.dailyexcelsior.com

Contudo, é indiscutível que os benefícios de uma ferrovia superam em muito os investimentos para sua construção. O transporte de commodities no Brasil por meio de trilhos - especialmente produtos agrícolas e minérios - desafogaria nossas rodovias, além de reduzir os danos ocasionados pelo excesso de peso dos caminhões. Resta saber até quando continuaremos escoando nossos produtos por estradas esburacadas e portos congestionados.

Fontes:

http://www.infoescola.com/transporte/ferroviario/
http://brasilescola.uol.com.br/geografia/ferrovias.htm
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,malha-ferroviaria-produtiva-do-brasil-e-a-mesma-do-imperio,1539689
http://cms.cnt.org.br/Imagens%20CNT/Site%202015/Pesquisas%20PDF/Transporte%20e%20Economia%20%E2%80%93%20O%20Sistema%20Ferrovi%C3%A1rio%20Brasileiro.pdf

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