O carneiro hidráulico, também conhecido como aríete hidráulico, é um dispositivo capaz de elevar água por meio da própria energia hidráulica. Trata-se de uma pequena bomba que não gasta eletricidade nem combustível, sendo por isso considerado um aparelho sustentável.
Funcionamento do carneiro hidráulico. Fonte: Globo Rural. |
Como o dispositivo utiliza a própria energia da água, este deve ser instalado em um nível inferior ao do manancial, para aproveitar a força da gravidade ao máximo. A água que chega ao aríete sofre uma sobrepressão causada por uma válvula de impulsão (ou bomba de sucção) e é obrigada a passar por uma válvula de retenção. Quando o líquido passa por essa válvula, a mesma se fecha e ar contido acima da água a expulsa para uma saída. A água pode ser utilizada para irrigar plantações e até mesmo encher caixas d'água.
Confira abaixo o link de uma reportagem bastante esclarecedora do programa Globo Rural ensinando a fazer um carneiro hidráulico artesanal. A reportagem explica, inclusive, o porquê do curioso nome. A bomba artesanal é feita com canos de PVC e válvulas de metal e foi desenvolvida pelos técnicos da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina):
Referências:
AZEVEDO NETTO, J. M.
et al. Manual de Hidráulica. 8ª Ed.
São Paulo: Edgard Blücher, 1998.
Como fazer o carneiro hidráulico, Revista Globo Rural. Disponível em: <http://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/noticia/2015/05/como-fazer-o-carneiro-hidraulico.html>. Acesso em: 17 jul. 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário