Na verdade, medir a inteligência é algo como querer medir algo que não tem tamanho. Não se pode medir a inteligência de alguém de maneira satisfatória, isto porque existem múltiplas inteligências. Cada um possui determinadas inteligências em maior ou menor grau e isso vai depender de toda a sua história de vida e aprendizado. Somos bons naquilo que praticamos. Nossas preferências por determinadas áreas do conhecimento são moldadas de acordo com aquilo que temos facilidade ou temos contato constantemente.
Segundo alguns estudos, a inteligência ou a habilidade para entender o mundo pode ser dividida em oito modalidades. Confira abaixo cada uma delas:
1. Inteligência cinestésica: conhecida como a inteligência do corpo. É a inteligência comum dos atletas e daqueles que possuem facilidade com a prática de esportes. Pessoas que possuem boa coordenação motora e respondem rápido a reflexos possuem bom grau de inteligência cinestésica. São aqueles que gostam de exercícios físicos, jogos, passeios e caminhadas. Se sentem extremamente à vontade para a prática de exercícios físicos e encontram prazer nessas atividades sem nenhum motivo aparente.
2. Inteligência musical: como o próprio nome sugere é a inteligência típica dos músicos e compositores. A facilidade com instrumentos musicais e percepção de sons são características comuns das pessoas que possuem essa inteligência desenvolvida. Algumas possuem facilidade para o canto e aprendem a tocar instrumentos musicais de forma absurdamente simples. Percebem notas musicais com facilidade e sabem combinar os sons sem perder a harmonia. É típica dos músicos, dos compositores e de alguns cantores.
3. Inteligência visual: as pessoas que possuem maior inteligência visual possuem facilidade em lembrar de acontecimentos e paisagens. São pessoas que conseguem imaginar as coisas em três dimensões com extrema facilidade e possuem ampla noção de espaço. Pessoas que possuem inteligência visual mais desenvolvida possuem facilidade para desenhar e representar suas imagens mentais da forma mais detalhada possível. É a habilidade comum dos pintores, dos projetistas e arquitetos.
4. Inteligência naturalística: inteligência típica daquelas pessoas que gostam da natureza. Pessoas que possuem essa inteligência em maior grau, em geral, possuem facilidade para entender o mundo natural e gostam de estar sempre em contato com plantas e animais. São as pessoas que preferem o campo, o sol, a praia; gostam de plantar e ter contato com o solo. Os biólogos, ambientalistas e veterinários possuem essa inteligência em maior grau.
5. Inteligência lógica: é a inteligência dos números. A capacidade de interpretar fórmulas e gráficos, resolver problemas matemáticos e pensar de forma lógica são características típicas das pessoas que possuem essa inteligência mais desenvolvida. Pessoas com alto grau de inteligência lógica conseguem resolver problemas complexos dividindo-os em problemas simples e solucionando-os passo a passo. É típica dos hackers, programadores, matemáticos, físicos, economistas e de todo o grupo das ciências exatas.
6. Inteligência linguística: é a inteligência das palavras. Pessoas que gostam de ler e possuem facilidade com a escrita possuem inteligência linguística desenvolvida. São pessoas que gostam de passar horas escrevendo um texto, resolvendo palavras cruzadas, aprendendo novos idiomas. São extremamente observadoras das palavras e possuem grande vocabulário, além da facilidade para combinar e enfatizar frases. É a inteligência comum dos poetas, dos escritores e daqueles que gostam de conversar, dialogar e expôr suas opiniões para o papel com extrema facilidade.
7. Inteligência interpessoal: trata-se da inteligência para lidar com as outras pessoas por meio de ações. É a inteligência para exercer liderança, definir tarefas, falar em público e se relacionar bem com as pessoas. Participar de reuniões, grupos e rodas de conversa de forma absolutamente natural são outros quesitos importantes. Trata-se da habilidade dos líderes, dos grandes chefes e das pessoas extrovertidas.
8. Inteligência intrapessoal: talvez a mais rara das inteligências e uma das menos estudadas. No Ocidente essa inteligência é pouco desenvolvida, se comparada ao Oriente, na qual se trabalha mais com essa habilidade, por meio da meditação e reflexão. É a inteligência interior e está relacionada com a capacidade de análise e percepção comportamental das pessoas e do entendimento do pensamento humano. Trata-se da inteligência para lidar com as outras pessoas por meio de ideias. É típica dos monges, filósofos, psicólogos e das pessoas introspectivas.
Vale lembrar que todos nós possuímos as oito inteligências, algumas dessas habilidades em menor ou maior grau. A nossa inteligência, como um todo, é moldada pela quantidade de cada modalidade mencionada. Se você quiser, pode fazer um teste gratuito da BGfL (Birmingham Grid for Learning) para saber quais elementos de sua inteligência são os mais fortes. O teste está em inglês:
Ao final do teste você terá um gráfico informando quais das oitos habilidades ou inteligências são mais e menos desenvolvidas.
Diagrama com resultados do Questionário de Inteligência Múltipla. Resultados baseados no teste da BGfL: http://www.bgfl.org/bgfl/custom/resources_ftp/client_ftp/ks3/ict/multiple_int/index.htm |
Nenhum comentário:
Postar um comentário