Um dispositivo com comportamento bastante curioso e regido pelas leis da física. Confira abaixo o vídeo mostrando as incríveis propriedades deste aparato comumente usado no ensino da mecânica clássica:
Aos 42 segundos do vídeo: "Por que um giroscópio estacionário cai, enquanto o giroscópio em rotação permanece suspenso na linha que é presa ao seu eixo?"
A resposta para isso está no estudo do momento angular: quando o giroscópio em rotação é liberado, a força gravitacional produz um torque que faz variar o momento angular previamente causado pela rotação do giroscópio. Essa variação do momento angular é a responsável pela rotação do dispositivo em torno de um outro eixo (no caso a linha), movimento conhecido como precessão. Esse movimento é uma tentativa de manter o momento angular constante, mesmo com a força de gravidade atuando sobre o sistema.
Difícil de entender? Trocando em miúdos e falando de uma forma mais grosseira: quando o giroscópio está girando, a força de gravidade age sobre ele de forma a "desestabilizá-lo". Para que o giroscópio "mantenha seu equilíbrio", ele executa um movimento em torno de um eixo, no caso a linha.
Fontes:
WALKER, Jearl. Halliday/Resnick Fundamentos de Física. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v.1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário