O bit (b) representa dois estados: ligado ou desligado. O estado ligado é representado por 1, enquanto o estado desligado é representado por 0. Trata-se por isso de um sistema binário. A fim de definir um conjunto padrão de bits criou-se o byte (B). Convencionou-se que 1 byte corresponderia a 8 bits. Os caracteres computacionais são armazenados num conjunto de 8 bits, de forma que cada letra deste texto que você está lendo ocupa 1 byte.
Imagem: http://www.cbc.ca/news/canada/nova-scotia/eastlink- internet-cap-causes-worries-for-rural-customers-1.3140795 |
Quando se trata de planos de banda larga, as operadoras se valem de um artifício bastante interessante: informam pacotes com base no número de bits. Assim sendo, quando você contrata uma internet de 1 MEGA, está na realidade contratando um pacote de 1 megabit por segundo (1 Mbps), que se refere à sua velocidade de conexão ou largura da banda. Portanto, se quiser saber a sua velocidade em megabytes por segundo (MB/s), você deve dividir o valor do pacote contratado por 8.
Outra coisa interessante é a taxa de transferência de arquivos. Geralmente esta última é medida em kilobytes por segundo (kB/s). Para saber sua taxa de transferência máxima basta passar o valor da velocidade de sua internet para kbps e, em seguida, dividir por 8.
Uma internet com pacote de 2 "MEGAS" por exemplo:
2 MEGAS = 2 Mbps = 2048 kbps
2048 kbps/8 = 256 kB/s (taxa de transferência máxima ou velocidade de download)
Cabe ressaltar só mais um ponto interessante: as operadoras são obrigadas a oferecer, no mínimo, somente 20% do valor contratado. Dessa forma, se sua internet é de 2 Mbps, no final da história sua velocidade de download poderá ser, nos dias de maior lentidão, de apenas 51,2 kB/s.
A velocidade de download de arquivos é geralmente dada em kilobytes por segundo (kB/s). Imagem: arquivo pessoal. |
Caso queira testar a velocidade de sua internet:
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário