Confira abaixo os principais tipos de cimentos Portland e para que serve cada um:
- Cimento Tipo I (CP I): conhecido como cimento Portland Comum, é composto em sua maior parte por clínquer (matéria-prima básica do cimento), contendo uma pequena adição de gesso (cerca de 5%) que age como retardador de pega. Por utilizar muito clínquer seu custo de produção é elevado e por isso é pouco fabricado. Quando recebe adições de materiais pozolânicos, escórias e/ou materiais carbonáticos (1 a 5%) recebe a denominação de CPI-S. Indicações: construções que não necessitem de condições especiais e que não estão sujeitas a agentes agressivos (esgoto e água do mar).
Clínquer para cimento. Imagem: http://portuguese.alibaba.com/product-gs/cement-clinker-133629470.html |
- Cimento Tipo II (CP II): conhecido como cimento Portland composto. Se divide em três categorias:
* CPII - E - Cimento Portland composto com escória (6 a 34%): indicado para estruturas que exijam lento desprendimento de calor e que possam ser atacadas por sulfatos;
* CPII - Z - Cimento Portland composto com pozolana (6 a 14%): aconselhável para obras subterrâneas marítimas e com presença de água, concreto protendido e pré-moldados;
* CPII - F - Cimento Portland composto com fíler (6 a 10%): indicado para obras de concreto armado, pisos e pavimentos, argamassas de assentamento e revestimento (meios não-agressivos).
- Cimento Tipo III (CP III): cimento Portland de alto-forno. Contém adições de escória (35 a 70%). Caracteriza-se por possuir baixo calor de hidratação, baixa resistência inicial e maior tempo de pega. Indicações: obras de grande porte sujeitas a meios agressivos: fundações, canais de esgoto e efluentes industriais, estradas, pavimentos de aeroportos e concretos com agregados reativos.
- Cimento Tipo IV (CP IV): possui alta adição de pozolana (15 a 50%), sendo conhecido como cimento Portland pozolânico. Possui alta impermeabilidade e durabilidade e, em longo prazo, eleva a resistência dos concretos. É plástico e apresenta volume estável. Está indicado para obras expostas à ação de águas correntes, tais como barragens.
Barragem contraforte de concreto. Imagem: http://icdn.images.touristlink.com/data/cache/B/U/T/T/R/E/S/S/buttress-dam_400_300.jpg |
- Cimento Tipo V (CP V - ARI): cimento Portland de alta resistência inicial. Não possui nenhum tipo de adição especial. Seu elevado grau de finura e rápida hidratação possibilita alcançar alta resistência com poucos dias de idade. É indicado para obras que exijam a desforma rápida do concreto, na confecção de elementos pré-moldados, tubos, postes e blocos. Quando se adiciona escória (teores superiores a 20%), o cimento ARI torna-se resistente a sulfatos (ARI-RS).
Alguns tipos de cimento vendidos no mercado. Imagem: http://resdil.com.br/novas-embalagens-cimentos-caue/ |
Referência bibliográfica
HAGEMANN, S. E. Materiais de Construção Básicos. Disponível em: <http://tics.ifsul.edu.br/matriz/conteudo/disciplinas/_pdf/apostila_mcb.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário