segunda-feira, 20 de julho de 2015

A mágica dos fluidos não-newtonianos




Em fluidos comuns, tais como o óleo, a água e o ar, observa-se que a tensão de cisalhamento (τ) é diretamente proporcional à taxa de deformação (du/dy). Newton, percebendo essa bela relação, mostrou que para esses fluidos é válida a fórmula:


Onde μ é uma constante de proporcionalidade chamada de viscosidade dinâmica do fluido.

Fluido para os quais não vale a relação estabelecida por Newton são chamados de fluidos não-newtonianos. Na natureza existe uma variedade de fluidos de comportamentos exóticos e que se enquadram nessa categoria. Os fluidos não-newtonianos podem apresentar comportamentos opostos. Enquanto alguns se apresentam como “sólidos” quando sujeitos a uma tensão de cisalhamento, outros se tornam bastante “líquidos” em condições semelhantes.

Confira abaixo algumas categorias de fluidos não-newtonianos:

Fluidos dilatantes: esses fluidos aumentam a viscosidade quando a tensão de cisalhamento aumenta. Quando você agita o fluido ele passa a apresentar comportamento semelhante aos sólidos. São exemplos comuns: mistura água-amido, mistura água-areia (areia movediça) e fluidos de coletes à prova de balas.




Fluidos pseudoplásticos: são conhecidos por apresentarem menor viscosidade quando a tensão de cisalhamento sofre aumento. Quando você agita o fluido ele se torna mais "líquido". Os pseudoplásticos são os exemplos mais comuns de fluidos não-newtonianos e nesse grupo enquadram-se as colas, pomadas, cremes, gomas, tinta látex, a polpa de papel em água e o ketchup.



Plásticos de Bingham: se comportam ora como sólidos ora como fluidos. Existe uma tensão de cisalhamento limítrofe. Quando a tensão aplicada está abaixo dessa tensão limite, o “fluido” se comporta como sólido e não exibe deformação. Se a tensão limítrofe for ultrapassada, o “fluido” exibe deformação linearmente proporcional à tensão de cisalhamento, como se fosse um fluido newtoniano. São exemplos de plásticos de Bingham: o creme dental, a maionese, a suspensão de argila e a lama de perfuração (utilizada em poços de petróleo).




- Fluidos tixotrópicos: sofrem redução da viscosidade aparente com o tempo, sob uma tensão de cisalhamento constante. Exemplos: fluido sinovial (líquido das articulações) e suspensões de partículas de PVC (tintas plastisol).



Plastisol. Imagem: http://silktecnico.blogspot.com.br/
2013/05/os-produtos-classificados-como.html

- Fluidos reopéticos: sofrem acréscimo da viscosidade aparente com o passar do tempo, quando sujeitos a uma tensão de cisalhamento constante. Exemplo: gesso e algumas tintas.


Imagem: http://ocomerciodacidade.com.br/
listings/centro-sul-gesso/

- Fluidos viscoelásticos: quando a tensão de cisalhamento é cessada, retornam parcialmente à forma original. Existem alguns travesseiros espaciais da NASA que são feitos de material viscoelástico.





Achou interessante os fluidos não-newtonianos? Agora quando você for comer um cachorro-quente não se esqueça de pedir um fluido pseudoplástico e um plástico de Bingham para acompanhar o seu lanche (ketchup e maionese).  

Assista ao vídeo abaixo do Manual do Mundo mostrando o curioso comportamento da mistura de água + amido. A impressão que temos é que o líquido se torna um sólido quando uma força é aplicada sobre sua superfície. Você se recorda qual a categoria de fluido não-newtoniano que exibe esse comportamento? 




Referências bibliográficas:

FOX, R. W.; MCDONALD, A. T.; PRITCHARD, P. J. Introdução à Mecânica dos Fluidos. 6ª Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

MUNSON, B. R.; YOUNG, D. F.; OKIISHI, T. H. Fundamentos de Mecânica dos Fluidos. 4ª Ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.

http://fisbio.fcfrp.usp.br/index.php/component/attachments/download/121

https://www.youtube.com/watch?v=ZCGwatTa8r8

4 comentários:

  1. Obrigado pela ótima matéria, vim parar aqui porque a faculdade de engenharia de produção que faço nos passou este link para auxiliar na disciplina de Mecânica dos Fluidos. Grande abraço, em breve seremos colegas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom saber disso, Wandeharley. Sinto-me muito contente em saber que o blog tem ajudado aos estudantes das mais diversas engenharias. Agradecido pela sua visita!

      Excluir
  2. Excelente trabalho: didática clara, de fácil compreensão. Sou pedagoga e estou auxiliando meu filho do 7° ano na seleção de bibliografia para seu trabalho de ciências

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que genial. Fico muito feliz em saber disso. Espero que o trabalho tenha sido um sucesso!

      Excluir