terça-feira, 21 de julho de 2015

As casas modernas: simplicidade e funcionalidade

O estilo moderno em arquitetura é conhecido pela ausência de ornamentos, com objetos e espaços abstratos, sem grandes detalhes. Os arquitetos partidários do estilo moderno, difundido em meados do século XX, achavam que os ornamentos na arquitetura estavam ligados aos estilos históricos, os quais muitas vezes eram influências da religião ou da política. 

O estilo modernista surgiu da necessidade de quebrar um padrão de estilos que se espelhavam nas influências externas impostas ao povo. Era necessário que a arquitetura fosse "lavada" e "purificada" das contaminações de ideologias e dogmas pregados pela Igreja e pelo Estado. 

A estilo moderno é marcado pelas formas geométricas simples, traços retos e ausência de adornos e adereços nas construções. O arquiteto Mies Van de Rohe chegou a afirmar: "menos é mais", mostrando o quão desnecessários eram os requintes e floreados tão comuns em estilos anteriores.

Louis Soullivan, outro importante arquiteto da época, cunhou uma importante frase: "a forma segue a função". Soullivan deixou claro que o importante em uma construção era a sua funcionalidade, de modo que as casas modernas deveriam se concentrar em dois pontos principais: simplicidade e função.


Imagem: http://www.casasmodernas.net.br/wp-content/uploads/2015/
01/05-casas-modernas.jpg

Quer conhecer mais casas deste estilo? 
Confira 30 fachadas de casas modernas e inspire-se: 



Fonte consultada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário